Cartaz do filme "O Filme da Minha Vida", ambientado na Serra Gaúcha e dirigido por Selton Mello
Tony decide retornar a Remanso, sua cidade natal, no Rio Grande do Sul. Ao chegar, ele descobre que seu pai, Nicolas, voltou para a França. Tony acaba se tornando professor e precisa lidar com os conflitos e inexperiências juvenis.
Essa é a sinopse do longa metragem “O Filme da Minha Vida”, dirigido por Selton Mello e baseado no livro “Um Pai de Cinema”, de Antonio Skármeta. Além de uma história linda e sensível, o filme tem uma fotografia exuberante e produção gravada no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, especificamente nas cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Cotiporã e Farroupilha.
Como sabemos, esses municípios têm em comum a produção de uva e vinho, além da influência e imigração italiana. Uma região que recebe cerca de 1,5 milhão de turistas por ano, cuja maioria é atraída pela cultura do vinho e riquezas culturais. O filme, aliás, traz alguns desses atrativos, como a Maria Fumaça, item importante para a narrativa que perpassa a história de gerações. O próprio personagem principal, Tony, diz “...quando eu voltei com meu diploma de professor, meu pai subiu no mesmo vagão e foi embora pra França”.
Para a nossa sorte, podemos conhecer todos esses cenários em uma viagem de apenas alguns dias ao Rio Grande do Sul. Por isso, prepare-se e venha com a gente nesse roteiro. “O Filme da Minha Vida” pode se tornar A Viagem da Sua vida. Vamos lá?
Garibaldi
Garibaldi é a Capital do Espumante. A cidade de pouco mais de 30 mil habitantes tem várias rotas turísticas e faz parte do Vale dos Vinhedos. Para começar, visite a Rua Buarque de Macedo, no Centro Histórico, onde os personagens Tony e Paco caminham em direção à vitrine para comprar o presente do aluno mais entusiasmado. O lugar, que sempre foi lindo, está ainda mais atrativo com fiação subterrânea.
Centro Histórico de Garibaldi - Foto divulgação "O Filme da Minha Vida"
O Restaurante do Palhinha também é cenário para Tony e Paco. O ambiente é vintage e a comida simples, mas deliciosa. Almoce por aqui e aproveite para conhecer o Bar e Companheira Joe, muito popular com seus 30 anos de história.
Restaurante do Palhinha - Foto divulgação "O Filme da Minha Vida"
Outro passeio que você não deve deixar de fazer é seguir rumo à Estrada do Sabor e passar pela casa que foi cenário do filme. Ela fica no local conhecido como Araripe. A Estrada do Sabor e Via Orgânica reservam outras ótimas atrações. Se tiver tempo para explorar a região, faça isso.
A cereja do bolo fica para a estação férrea de Garibaldi, cenário frequente para filmes e novelas. Você pode fazer o famoso passeio de Maria Fumaça ou simplesmente caminhar pelo local e ver de perto a chegada e a partida do trem.
Estação Ferroviária de Garibaldi - Foto Divulgação “O Filme da Minha Vida"
Bento Gonçalves
Capital Nacional do Vinho, em Bento Gonçalves também já foram produzidos vários filmes e novelas. Nossa dica é que você se aventure pelos belos cenários da cidade e aproveite sua incrível demanda de vinícolas.
Estradas de Faria Lemos, em Bento Gonçalves. - Foto Divulgação “O Filme da Minha Vida”
Cada distrito de Bento Gonçalves possui uma rota turística: Vale dos Vinhedos, Caminhos de Pedra, Vale do Rio das Antas, Rota Cantinas Históricas e Rota Rural Encantos da Eulália. Escolha uma delas e aproveite para saborear as delícias dos excelentes restaurantes.
Faria Lemos, em Bento Gonçalves. - Foto Divulgação “O Filme da Minha Vida”
Ah, também é possível fazer o passeio no trem Maria Fumaça embarcando na cidade. Bento Gonçalves é tão incrível que sua rede hoteleira serviu de base para os artistas. A Casa das Artes também foi cenário do filme.
Monte Belo do Sul
O pequeno município de Monte Belo do Sul foi cenário para as gravações da casa das personagens Sofia e Tony. A cidadezinha com menos de três mil habitantes se destaca, desde o Vale dos Vinhedos, por sua igreja, com as duas torres emblemáticas, vista por toda a estrada que conduz ao centro. Aqui a imigração italiana é muito presente e tem sua cultura mantida nas mais diversas manifestações. Não deixe de visitar esse encantador lugar e comprar os produtos das diversas vinícolas.
A casa da família Terranova, em Monte Belo do Sul. - Foto Divulgação “O Filme da Minha Vida”
Santa Tereza
A imagem da cidade de Remanso, tão bem representada no filme, foi gravada aqui. Assim como suas cidades vizinhas, Santa Tereza também foi cenário de outros filmes, como Saneamento Básico, de Jorge Furtado. Além disso, o pequeno município de menos de 2 mil habitantes teve boa parte de sua área, principalmente a central, tombada como patrimônio histórico nacional em 2012. Reserve boa parte do seu tempo para conhecer a cidade sem pressa. Caminhe pelo centro histórico, experimente uma cachaça artesanal e compre o famoso artesanato em madeira como lembrança. Ah, e não deixe de aproveitar a paisagem deste vale com o Rio das Antas.
Cotiporã
Uma cidade conhecida como “a joia da Serra Gaúcha” só pode ser especial. Em Cotiporã, a natureza é exuberante. Lá, você vai encontrar outras duas residências que serviram de locações do filme: A ‘casa da luz vermelha’ e a casa da família Madeira.
A Casa da Associação dos Moradores de Cotiporã - Foto divulgação "O Filme da Minha Vida"
E se você for da turma mais radical, esse vai ser o seu roteiro favorito, já que há uma grande oferta de turismo de aventura por aqui. Um roteiro de visitação para quem quer conhecer os locais de gravação do filme em Cotiporã pode ser encontrado na prefeitura local. Informe-se.
Farroupilha
Farroupilha é uma das maiores cidades da região, com cerca de 70 mil habitantes. Entre os principais pontos turísticos da cidade do kiwi e do moscatel e das malhas estão o Santuário de Caravaggio e a Cascata do Salto Ventoso. No filme, Farroupilha é contemplada com a locação da Casa De Bona, localizada na Linha 80 (interior do município), onde já foram gravadas as duas temporadas da minissérie “De Camerom – a Comédia do Sexo”. Agora, ela é a casa do Paco, vivido pelo Selton Mello, e de sua família. Como se não bastasse toda a beleza do local, ainda há uma cachoeira no jardim.
Conheça o Bewine
Bewine Resort, unindo o maior parque temático dedicado ao vinho do mundo
Gostou de conhecer as locações do filme? Para aproveitar o melhor da Serra Gaúcha e, principalmente do Vale dos Vinhedos, venha para o Bewine, sua propriedade de férias no resort temático dedicado ao vinho do mundo. Faça seu cadastro e descubra todas as vantagens.