ÍNDICE
A Serra Gaúcha reserva momentos incríveis para quem está em busca de paisagens, cultura, sabor e aquele clima típico do sul do Brasil.
E, se entre os vários destinos da região, você optou por Bento Gonçalves, fez uma ótima escolha. A Capital Brasileira do Vinho é, certamente, uma das cidades mais famosas do circuito e deve ser apreciada como o melhor de seus vinhos.
Então, siga com a gente na leitura e descubra como aproveitar ao máximo a sua viagem a Bento Gonçalves com dicas do que fazer e atrações especiais na cidade.
Primeiro dia:
Pipa Pórtico
Essa será, provavelmente, a sua primeira parada.
Pipa Pórtico, entrada de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
A Pipa Pórtico fica na principal entrada da cidade e recebe esse nome pois tem o formato de uma grande pipa, uma espécie de barril, tradicionalmente utilizada para armazenar os vinhos da região.
Com 17 metros de altura, o símbolo da cidade foi inaugurado em 1985 como uma homenagem à cultura do vinho. Lugar perfeito para fazer as primeiras fotos da sua viagem.
Via Del Vino e Chafariz de Vinho La Fontana
Prepare-se para, novamente, tirar muitas fotos.
Chafariz de Vinho La Fontana. Foto: Marines Petroli
A Via del Vino é um tour histórico que percorre as principais construções e monumentos antigos da região central de Bento Gonçalves. Durante a caminhada, você passará por casarões de famílias tradicionais e prédios que foram importantes bancos e clubes.
O Santuário de Santo Antônio, a Prefeitura, a Praça Walter Galassi e o Chafariz de Vinho La Fontana, que joga água na cor de vinho tinto, também fazem parte do passeio.
Caminhos de Pedra
Um dos roteiros mais procurados por quem deseja conhecer Bento Gonçalves, o Caminhos de Pedra é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.
Uma das construções presentes no Caminhos de Pedra, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Por concentrar o maior acervo arquitetônico da imigração italiana em meio rural do país e pela preocupação com a preservação do patrimônio histórico material e imaterial, o local recebeu o qualificativo de ‘museu vivo’.
O roteiro de 12 km de extensão tem início a apenas 6 km do centro, em direção a Pinto Bandeira. Esta rota destaca-se pelo charme da arquitetura das casas históricas de pedra e de madeira. Nelas, funcionam restaurantes, vinícolas e comércio típico italiano que contam a história da região, seja através dos produtos e alimentos ou dos próprios donos. Puxe conversa e descubra detalhes da cultura italiana e modo de vida local.
Passeio de Maria Fumaça
Paisagens deslumbrantes e apresentação de música e dança a bordo de uma locomotiva da década de 50.
Maria Fumaça, passeio turístico em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Nesse passeio que vai de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, você poderá andar de trem como se fazia há cerca de 100 anos. São 23 quilômetros percorridos em aproximadamente uma hora e meia. No meio do trajeto, há ainda uma parada na estação intermediária na cidade de Garibaldi.
Mais do que a paisagem do percurso, as grandes atrações deste passeio são as apresentações culturais que acontecem dentro dos vagões. Além disso, são servidas doses de vinho, espumante e suco de uva, que deixam o passeio mais animado.
Parque Cultural Epopeia Italiana
Parque Cultural Epopeia Italiana, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Foto: Renato Soares - MTUR
Após o passeio de Maria Fumaça, você pode conhecer uma das atrações mais conhecidas e comentadas de Bento Gonçalves, o Parque Cultural Epopeia Italiana e sua área coberta de 2 mil metros quadrados e nove cenários construídos para o espetáculo que resgata a história real dos imigrantes italianos Lázaro e Rosa. O Epopeia está localizado próximo à estação de trem e fica aberto diariamente.
Segundo dia
Mirante da Cascata do Salto Ventoso
Com paisagens de encher os olhos, o Parque Salto Ventoso, em Farroupilha, a 25 km de Bento Gonçalves, vale a sua visita.
Parque Salto Ventoso, em Farroupilha, Rio Grande do Sul
Você pode fazer um bate e volta e conhecer o cenário onde foram gravados o filme “O Quatrilho” e a minissérie “O Quinto dos Infernos”, uma área deslumbrante com um mirante de onde você poderá avistar uma cascata com queda d’água de 56 metros de altura, que encobre uma gruta em formato de ferradura. Prepare a sua câmera, porque o Parque Salto Ventoso vai render muitas fotos.
Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves é a Capital Brasileira do Vinho.
Paisagem do Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Logo, a sua viagem só estará completa se no seu roteiro estiver incluso o Vale dos Vinhedos, patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul. Reserve um bom tempo para conhecer as melhores vinícolas da região. E já adiantamos que vale a pena visitar tanto os pequenos produtores até os grandes nomes, já celebrados.
Uma curiosidade: o Vale dos Vinhedos é a primeira região do Brasil a obter o reconhecimento como Indicação Geográfica, e o selo Denominação de Origem, trazendo características únicas de solo, clima e topografia que, somados à cultura local, resultam em uma região ímpar no mundo.
Terceiro dia
Vale do Rio das Antas
Área de encantadora beleza, o Vale do Rio das Antas, além de uma vista única, abriga pousadas, cantinas, restaurantes, vinícolas e alambique que ajudam a contar a história da imigração italiana.
Vale do Rio das Antas, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Foto: Almir Dupont - Prefeitura Municipal
Esta rota acompanha a BR-470, rodovia que liga Bento Gonçalves a Veranópolis e atravessa a Serra do Rio das Antas. O caminho é cercado por belas paisagens, com destaque para o mirante do Vale da Ferradura do Rio das Antas e a Ponte Ernesto Dorneles, uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos.
Museu do Imigrante
Dedicado à memória dos imigrantes de Bento Gonçalves, o Museu do Imigrante tem vários sotaques que se unem em uma combinação de culturas.
Museu do Imigrante, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Foto: bento.tur.br
E sendo Patrimônio Histórico do município desde 2005, passou a integrar o roteiro cultural de Bento Gonçalves com cerca de 20 mil itens doados pela comunidade. É a sua oportunidade de finalizar essa viagem conhecendo mais sobre os costumes dessa região tão encantadora.
Conheça o Bewine
Se você gostou de todas as nossas dicas e quer garantir férias e bons momentos para a vida toda em Bento Gonçalves e na Serra Gaúcha, é hora de conhecer o Complexo Bewine.
Complexo Bewine, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
Reunindo um resort de luxo e o maior parque temático do vinho do mundo, você terá atrações fantásticas e gigantes, sendo várias com títulos de maiores do mundo.