ÍNDICE
Renomado mundialmente pela produção de vinhos, o Vale dos Vinhedos é uma região única no Brasil, que abrange os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha.
Foto - Fabiano Mazzotti- Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
Porém, além dos vinhos e espumantes que conquistam até os paladares mais exigentes, o Vale dos Vinhedos reserva roteiros turísticos que envolvem paisagens deslumbrantes, experiências gastronômicas e, claro, uma mescla da cultura italiana com a peculiaridade que só o sul do Brasil é capaz de oferecer.
Vamos lá?!
O Vale dos Vinhedos
Por ser uma área extensa, com cerca de 82 km², o ideal é que você tenha vários dias para conhecer as muitas atrações.
E, independente por qual cidade você inicie seu tour, o Vale dos Vinhedos entregará à primeira vista parreirais divididos em uma geografia que te levará para a Toscana, porém, em pleno Brasil, e, mudando conforme a época do ano, as cores das folhagens sempre renderão boas fotos e uma paisagem inesquecível.
Mas não são só nos encantos naturais que o Vale dos Vinhedos se destaca! Aqui, ainda há muito para se ver, sentir e provar.
Continue a leitura e desperte novos sentidos.
A Rota da Uva e Vinho – Enoturismo
Pelo Vale dos Vinhedos, o que não faltam são vinícolas.
Assim, se o seu intuito for degustar os diferentes sabores que a região oferece, você encontrou o lugar certo.
Afinal, por todo o Vale dos Vinhedos, os vinhos e os espumantes são os protagonistas, com sabores que fazem jus ao nome de Rota da Uva, do Vinho e do Espumante.
São vinícolas de todos os tamanhos, desde as pequenas e familiares que oferecem uma experiência única em tours imersivos, até as grandes com passeios guiados e didáticos que contam como o universo do vinho no Vale dos Vinhedos foi construído pela cultura local.
Indicação geográfica e Denominação de Origem (DO)
Que o Vale dos Vinhedos é especial, todo mundo já sabe. Mas e se te contarmos que todas as características do lugar são atestadas pela Indicação Geográfica e Denominação de Origem?
Ambos são selos designados à áreas específicas, onde o solo, o clima e a região possuem qualidades únicas e específicas, conferindo aos vinhos uma reputação única, com peculiaridades que não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo.
Incrível, né?
Artesanato
A Artesanato do Vale é uma casinha de madeira onde você vai encontrar várias lembranças personalizadas do Vale dos Vinhedos. Uma ótima forma de recordar da sua viagem.
Foto Gustavo Bottega - Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves
São peças exclusivas como pano de prato, aventais, toalhas e objetos de decoração produzidas pelos proprietários. Funciona de terça a sexta, das 14h às 18h. Sábado, domingo e feriados, 9h às 18h. Telefone: (54) 3453-2628.
Os sabores da Estrada do Vinho
Trufas Artesanais
Tudo bem que os vinhos são os protagonistas do Vale dos Vinhedos. Mas os chocolates não ficam para trás. A Devorata Trufas Artesanais é um clássico da Serra Gaúcha. Com tradição de 30 anos e fabricação totalmente artesanal, a loja fica em Garibaldi, no começa da Estrada do Vinho (RS 444). Os produtos mais vendidos são as trufas de diversos sabores: nozes, cereja, laranja, maracujá, limão, meio amargo, tradicional, champagne, entre outras. Mas a Devorata também tem barras de chocolates deliciosas. Vale a pena conhecer e experimentar.
Queijaria Valbrenta
Saindo da Devorata, vá direto à Queijaria Valbrenta, que fica logo à frente ainda na Estrada do Vinho. A palavra aqui é Qualidade. Com produção limitada a 50 quilos por dia, a queijaria não tem representantes e também não vende para terceiros, o que torna a experiência ainda mais especial e exclusiva. Além disso, é possível ver de perto, através de uma janela de vidro, toda a produção e participar de uma degustação gratuita e apreciar sete tipos de queijo e quatro de salame. Funciona todos os dias, das 9h às 17h. Antes de ir confirme o horário de atendimento no telefone (54) 3461-1966.
Itallini Biscotteria
Sabe aquele biscoito que derrete na boca? É o que você vai encontrar na Itallini Biscotteria, uma pequena fábrica de biscoitos artesanais produzidos sem conservantes ou gordura trans. São vários sabores: desde os tradicionais amanteigados de limão, baunilha, cappuccino e goiabinha, até as delícias com cacau e gotas de chocolate, gergelim e aroma de vinho com uva passa. Há também uma linha sem glúten e sem lactose. A fábrica fica aberta à visitação, degustação e venda no varejo todos os dias, das 9h às 17h30. Fica na Estrada do Vinho.
Onde comer?
Existem várias opções de restaurantes no Vale dos Vinhedos. O Casa Madeira serve carnes e massas à la carte. No térreo, há uma loja com degustação de produtos da marca como geleias, sucos e antepastos. A loja funciona todos os dias, das 9h às 17h. Já o almoço vai das 12h às 15h30. Na Via Trento, 3355. Telefone (54) 2105-3122. Se você estiver em Bento Gonçalves, uma ótima opção é o Restaurante Caldeira, famoso pelo ossobuco com polenta, o carro-chefe da casa, receita da avó do proprietário. Lá você também vai encontrar ótimos risotos, grelhados e frutos do mar. Só atende no jantar, de terça a sábado, das 19h30 às 23h. Reservas pelo telefone (54) 3701-0272.
O Bewine
Se você se apaixonou ainda mais pelo Vale dos Vinhedos, saiba que através do Bewine, você poderá viver essas experiências todos os anos, pra vida toda.
O Bewine é a sua nova propriedade de férias no sistema de multipropriedade. Reunindo um resort de luxo e o maior parque temático do vinho do mundo, você terá atrações fantásticas e gigantes, além de sofisticação e exclusividade.
E para não perder nenhuma das nossas dicas e novidades de destinos e do mundo do vinho, faça seu cadastro. Um novo conceito de férias te espera!