ÍNDICE
Um bom vinho desperta os sentidos, leva para o lugar onde moram o paladar, o olfato, a visão e a sensação de conforto que só um bom rótulo proporciona.
O vinho é a bebida mais antiga da humanidade. Como já vimos por aqui, na Idade Antiga se espalhou do Egito para a Grécia, depois Roma, França e o mundo. Ele nos desperta emoções e aguça a curiosidade. Por isso, hoje é dia de falar das peculiaridades. Algumas surpreendentes. Por exemplo: Quando surgiu o vinho? Qual foi da primeira D. O. (Denominação de Origem) do mundo? Qual é o país que mais produz? Preparado para mais uma viagem no universo do vinho?
Então abra a sua garrafa favorita e embarque nessa viagem com a gente.
O vinho foi descoberto há certa de 8000 e 5000 a.C.
O cultivo da videira começou quando os nômades se estabeleceram e se dedicaram ao cultivo e domesticação de animais. Quanto ao local, é muito difícil dizer com certeza, mas existem referências indicando a atual Geórgia, antiga União Soviética, como o provável local onde se produziu vinho pela primeira vez. Nessa região, foram encontradas grainhas, pequenas sementes de uva, datadas entre 8000 e 5000 antes de Cristo.
Itália, a maior produtora
Muitos pensam que a França é a maior produtora de vinhos do mundo. Porém esse posto já está ocupado pela Itália, que segundo levantamento da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) produziu perto de 50 milhões de hectolitros em 2020. Em segundo lugar sim, vem a França e no terceiro a Espanha com 46 e 40 milhões de hectolitros, respectivamente.
Todo espumante é champagne?
Quem já é habituado ao mundo do vinho já sabia dessa. Mesmo que seja muito comum ouvirmos as pessoas chamando todo e qualquer espumante de Champagne, sabemos que não é bem assim. Por conta de sua Denominação de Origem, apenas o espumante produzido na província histórica de Champagne, na França, recebe esse nome.
Inclusive, você sabe a diferença entre champagne, espumante e frisante? Temos um artigo completo sobre isso, é só clicar aqui.
Existe mesmo um vinho verde?
O vinho verde existe, mas ele não tem a cor verde. É a Denominação de Origem da região Vinho Verde, nas margens do Rio Minho, em Portugal que o dá esse nome.
Vinho do Porto não é produzido no porto
Apesar do nome, o Vinho do Porto, mais licoroso, é produzido dentro da região vitivinícola do Douro, em Portugal. Curiosamente, passou a ser conhecido como Vinho do Porto porque era nessa região que ficava armazenado antes de ser exportado. Existem outras regiões que produzem vinhos com as mesmas características, mas eles não podem ser comercializados sob o nome Vinho do Porto.
A primeira Denominação de Origem controlada
Também foi no Douro que surgiu a primeira Denominação de Origem, datada de 10 de setembro de 1756. A região se destaca pelo pioneirismo com que introduziram noções que só mais tarde viriam a ser adotadas e conceituadas como denominações de origem. Existem outras regiões que antecedem o Douro, no entanto, a importância dessa demarcação em relação às anteriores está no conceito de Denominação de Origem Controlada, que inclui o controle e a certificação do produto.
O crescimento do consumo no Brasil
Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), o consumo de vinhos na América do Sul aumentou nos últimos anos. E os países responsáveis por esse crescimento são a Argentina e o Brasil, que se destaca por consumir mais de 4 milhões de hectolitros apenas em 2020, número que representa um aumento de 18% comparado ao último levantamento.
A qualidade dos vinhos e espumantes brasileiros
Existem excelentes vinhos e espumantes produzidos em território nacional. E eles garantem a nossa fama no universo enológico. A cada ano, os exemplares produzidos na Serra Gaúcha conquistam certificados e premiações internacionais, reforçando a excelência da produção.
A expressão “saúde”
Conta-se que na Grécia Antiga, o anfitrião sempre tomava o primeiro gole para garantir que o vinho não estivesse envenenado e, em seguida, dizia: saúde! E então surgiu a expressão.
O maior parque temático do mundo dedicado ao vinho
Essa é uma curiosidade das mais surpreendentes! Você sabia que o maior parque temático do mundo dedicado ao vinho estará no Brasil? Sim! E no Vale dos Vinhedos.
E o melhor de tudo: você poderá ter sua propriedade de férias imerso neste universo da enologia. Estamos falando do Bewine, que une resort ao parque temático, além de outras atrações para adultos e crianças, na parte mais charmosa da Serra Gaúcha.
Bewine - Resort com o maior parque temático dedicado ao vinho do mundo
Só no parque, serão 12 atrações inéditas, contando até com a maior adega vertical do mundo, com capacidade para mais de 18 mil garrafas de vinhos, além de áreas para degustações guiadas e rótulos preimiados.
Gostou? Se quiser conhecer mais sobre o Bewine, é só fazer o seu cadastro. Temos certeza de que você conhecerá muitas outras curiosidades do mundo do vinho com as atrações que foram preparadas para você.