ÍNDICE
Uma vez que você se conecta ao universo do vinho, tem logo uma certeza: nunca vai deixar de se surpreender.
Sendo o vinho uma das bebidas mais antigas do mundo e, talvez, a que desperte mais paixões, são infinitas variedades, possibilidades.
Infinitas descobertas.
E hoje, apresentaremos a você a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o vinho espumante, em uma rota incrível, bem aqui, no Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul. Estamos falando, é claro, da Rota dos Espumantes, em Garibaldi – a Capital Nacional do Espumante.
Aqui tudo é história. De 1913, ano em que foi elaborado o primeiro espumante brasileiro, até hoje, Garibaldi é a grande referência em espumantes no país. No roteiro, é possível encontrar desde grandes empresas até cantinas familiares que contam a história da bebida.
Na Rota dos Espumantes, são várias vinícolas que mostram a relação íntima entre a tecnologia e a cultura regional, tornando únicos os espumantes encontrados aqui.
A seguir, conheça algumas dessas casas.
Adega Chesini
Desde 1960, a Adega que leva o nome da família de imigrantes italianos, produz excelentes vinhos na região do Vale dos Vinhedos. Hoje, na terceira geração, conta com infraestrutura voltado ao enoturismo, com visitação ao interior da cantina, onde é possível conhecer desde as pipas que produziram os primeiros vinhos pelo “nono Felippe” até as mais novas e modernas tecnologias que fazem o trabalho atualmente.
Adega Chesini - Fonte: turismo.garibaldi.rs.gov.br
Há também as caves de chão batido, com paredes de pedra, onde os vinhos ficam armazenados em temperatura estável depois de engarrafados, amadurecendo seu bouquet, até adquirem sua complexidade. Há também uma pipa de madeira no pátio, onde é feita a degustação. Visite e experimente vinhos, sucos e espumantes incríveis. Recomendadíssimo.
Cooperativa Vinícola Garibaldi
A união dos agricultores da região como alternativa para vencer as dificuldades econômicas em 1931 deu origem à Cooperativa Vinícola Garibaldi. Hoje, são mais de 400 famílias associadas que cultivam 1000 hectares de vinhedos no coração da Serra Gaúcha. Presente na lista dos melhores do mundo e produtora do melhor espumante do Conesul, a Cooperativa também aposta na produção orgânica e biodinâmica com certificação internacional.
Vinícola Garibaldi - Fonte: turismo.garibaldi.rs.gov.br
A visitação tem roteiro gratuito e ajuda a entender tanto a história da Cooperativa como a chegada dos primeiros imigrantes italianos. Outras atrações muito procuradas são a Taça e Trufa, experiência que combina a degustação de vinhos e espumantes com trufas artesanais; e a convidando a Despertar seus Sentidos, degustação às cegas. O local também possui um Winebar.
Degustação às cegas na Vinícola Garibaldi - Fonte: turismo.garibaldi.rs.gov.br
Cave Darci Locatelli
Tradição é uma palavra importante para definir a Cave Darci Locatelli, empresa que tem em seu proprietário o reflexo de mais de 100 anos de história no cultivar de vinhedos. Lá, os vinhos são elaborados com uvas finas com controle de maturação para que atinjam os melhores níveis de açúcar e acidez, garantindo a qualidade e vinhos e espumantes incríveis.
Cave Darci Locatelli - Fonte: turismo.garibaldi.rs.gov.br
A área da propriedade é de sete hectares, onde são produzidas diversas variedades de uvas comuns e finas.
Vinícola Agostini
A Vinícola Agostini é uma das antigas cantinas de Garibaldi, que passou por todas as fases de produção e comercialização de seus produtos, e rapidamente se adaptou quando surgiram as novas ideias sobre a arte de elaborar vinhos finos.
Vinícola Agostini - Fonte: turismo.garibaldi.rs.gov.br
As antigas pipas, ainda preservadas, contam histórias da produção local e despertam a curiosidade dos visitantes, que adoram fotografá-las. Vá preparado para degustar ótimos vinhos e espumantes e, é claro, fazer ótimas imagens para as suas redes sociais.
Outras curiosidades
Ainda, é em Garibaldi que outras vinícolas renomadas estão localizadas, como a ilustre Chandon.
E, já que estamos falando sobre curiosidades, você sabia que a Capital Nacional do Espumante possui seu próprio Champagne?
É isso mesmo! A vinícola Peterlongo tem o direito de usar ‘champanhe’ no rótulo de seus produtos pois ela já elaborava seus espumantes a partir do método tradicional mesmo antes da região francesa conquistar sua Denominação de Origem. Além disso, a vinícola Peterlongo foi a primeira a plantar uvas viníferas brancas no Brasil e a pioneira a importar leveduras de alta qualidade da França.
Conheça o Bewine
Se você é um dos entusiastas do universo do vinho, é hora de conhecer o Bewine.
Grande Adega Bewine - Maior adega vertical do mundo
Reunindo um resort e o maior parque temático do vinho do mundo, você terá atrações fantásticas e gigantes, como Grande Adega, uma gigante adega vertical com rótulos especiais, prontos para proporcionar a leveza que seus bons momentos merecem.
E para não perder nenhuma das nossas dicas e novidades de destinos e do mundo do vinho, faça seu cadastro. Um novo conceito de férias te espera!