Degustação A arte de criar histórias através dos vinhos
A degustação consiste em provar um pouco de vinho e dizer se gostou (ou não) e por que gostou (ou não). Essa não é uma atividade exclusiva dos entendedores do assunto. E pode ser feita por qualquer pessoa. Combinar elementos com as uvas é harmonizar, dizer qual alimento eleva o sabor do vinho. Cada uva tem suas peculiaridades, aromas, cores e sabores diferentes. Até o mesmo vinho, de mesma marca, de mesmo terroir, pode mudar o sabor e aroma de uma safra para outra. E você só saberá distinguir essas diferenças em uma degustação. Para isso você precisará seguir algumas etapas, em ordem correta para tirar maior proveito dessa experiência:
  1. A primeira etapa consiste em olhar o vinho, já na taça, contra um fundo branco e analisar a intensidade de cor, a tonalidade e a transparência do líquido. Tudo isso para preparar o paladar. Por exemplo: se o líquido é visivelmente mais grosso (não muito transparente), você já pode esperar por um vinho mais “encorpado”.
  2. Em seguida, é preciso agitar o vinho na taça, colocar o nariz na boca do copo e cheirar fundo! Com a evaporação, aromas diferentes da uva podem ser percebidos. Há quem diga que sente cheiro de cereja, amora e rosa ou aromas mais estranhos, como couro, tabaco e até bacon defumado.
  3. Finalmente, é hora de cair de boca. Ao beber, o degustador deve manter o vinho na boca por cerca de 15 segundos para que as diferentes regiões da bochecha e da língua possam curtir a bebida – e identificar as distintas sensações, como doce, salgado, ácido e amargo. Depois, repete-se a dose.
  4. Após saborear e decidir se gostou, é importante repassar essa informação para alguém, numa conversa entre amigos, criando assim momentos agradáveis e expectativas para uma próxima degustação.
Degustação: A arte de criar histórias através dos vinhos

Curiosidades:

Em uma degustação profissional, o degustador atribiu notas de zero a 100 em uma ficha com mais de 10 quesitos.

A taça precisa ter um formato padronizado e, desde a primeira etapa, deve ser segurada pela base ou pela haste para a bebida não esquentar (a temperatura do vinho ideal para degustação é entre 5 e 12 oC).

A maior degustação foi feita na Bélgica, em maio de 2018: 1.692 pessoas tomaram cerca de 1.150 garrafas de vinho e 3 mil litros de água.

Esperamos vocês em nossas degustações, para juntos, passarmos momentos especiais e criarmos histórias através do vinho !!!

Deixe uma resposta

X
Comprar